Agetop garante ao MP que tem fiscalizado obras de presídios do Entorno

Unknown | 10:20:00 | 0 comentários



O presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras, Jaime Rincon, reuniu-se ontem (9/6) com membros do Ministério Público Estadual (MP-GO) e Federal (MPF) para tratar do andamento das obras dos presídios regionais que estão sendo construídos no Entorno do Distrito Federal (Águas Lindas de Goiás, Novo Gama e Formosa) e em Anápolis. De acordo com Rincon e o diretor de obras civis da Agetop, Luiz Antônio de Paula, será necessária a suplementação do contrato da unidade de Anápolis, estando ainda pendente a obtenção de alguns documentos para esta providência. No entanto, é a obra mais adiantada, com mais de 80% da unidade concluída. Em relação aos outros presídios, eles ponderaram que o órgão tem acompanhado e fiscalizado a execução dos contratos.
Participaram da reunião o procurador-geral de Justiça, Lauro Machado Nogueira, o coordenador do Projeto do Entorno do DF do MP-GO, Bernardo Boclin Borges; o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, Vinícius Marçal, além do procurador da República Ailton Benedito.

No encontro, o presidente da Agetop também garantiu que um representante do órgão será designado para participar das reuniões periódicas que o MP-GO e o MPF têm realizado para o acompanhamento da evolução das obras.

Verbas estaduais e federais 
As unidades estão sendo executadas, em parte, com verbas federais repassadas pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), de iniciativa do Ministério da Justiça. O Pronasci foi desenvolvido pelo Ministério da Justiça, a partir de 2008, para enfrentar e diminuir a criminalidade nas áreas metropolitanas mais violentas do Brasil. Pelo programa, entre outros eixos de atuação, a União investiria na modernização e na reestruturação do sistema penitenciário nacional.
Contudo, em todo o Brasil houve dificuldades para a aplicação destes recursos. Apesar dos atrasos, o Estado de Goiás, em decorrência da forma de atuação do Ministério Público, está sendo o primeiro Estado a construir os presídios para jovens e adultos com verbas federais do Pronasci. Confira o histórico das ações empreendidas pelo MP-GO no Saiba Mais.

Fonte: (Texto: Cristina Rosa – foto: João Sérgio/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)


Categoria: , , , ,

Espalhe por aí

0 comentários