Violência em Águas Lindas está expulsando moradores do Minha Casa Minha Vida

Unknown | 13:53:00 | 9 comentários

Carlos Leal



O sonho da casa própria tornou-se pesadelo para centenas de famílias que compraram casas nas cidades do entorno pelo Programa Minha Casa Minha Vida. A situação mais grave está em Águas Lindas, onde a violência está crescendo assustadoramente. Furtos, roubos, assassinatos, estupros e latrocínios são impulsionados pelo tráfico de drogas, com indícios de atuação até mesmo do PCC de São Paulo e CV do Rio de Janeiro.  



Conversando com moradores das “casinhas”, como são conhecidas as casas do Minha Casa Minha Vida, ouvimos os descontentamentos. Nem falam em medo, mas em pavor, pois sempre que chegam do trabalho ficam sabendo que alguma casa vizinha foi arrombada tendo os objetos furtados. Muitas vezes, quando estão chegando a suas casas os moradores são enquadrados (ameaçados com pistolas automáticas), e tem seus carros roubados.



A violência é tão grande que os marginais agridem quem esboce qualquer reação. Pior ainda, é que muitos crimes são cometidos por menores de idade, mas de alta periculosidade. São agressivos e ameaçam voltar pra matar quem quer que seja que os denuncie, impetrando assim a “lei do silêncio”. Muitas pessoas já ficaram sob a mira das pesadas armas de marginais, (escopetas, pistolas .40, 380, revólveres 38 e até armas de grosso calibre de fabricação artesanal mas com grande poder de destruição ). 

Assustador mesmo são os casos de violência contra as mulheres, como o acontecido no dia 06/09 em um matagal do Setor-12 que fica atrás de um condomínio de casas do Minha Casa Minha Vida, quando uma jovem senhora foi estuprada, estrangulada e morta a padradas. Isso aconteceu  bem próximo do local onde os marginais cortaram a língua de um idoso. São tantos os casos, que para enumerá-los precisaríamos de uma página inteira, mesmo porque a insegurança é geral acontecendo até mesmo nos condomínios fechados e em todos os setores.

A polícia trabalha e prende muitos criminosos diariamente, mas o número de policiais e a estrutura policial são insuficientes para dar segurança a contento para toda população, já que a área geográfica é muito grande com muitos ramais de fuga.  A maioria das vítimas não procura a delegacia para registrar as ocorrências, por saberem que as Leis são fracas e logo os marginais estarão soltos, aí iriam partir para vingança. Dificilmente encontra-se alguém satisfeito com a mudança, a maioria das pessoas ouvidas faram enfáticas em dizer que se arrependeram de ter comprado suas casas em Águas Lindas.

Uma dona de casa disse que quando comprou a casa, ninguém da imobiliária falou isso, mas que agora a única coisa que quer é  passar o ágio da casa e voltar a pagar aluguel, no DF, pelo menos assim vai poder trabalhar em paz.

As placas de (Vende-se) estão por todos os cantos, e os rotos assustados dos moradores estão em todas as casas.

Nossa reportagem procurou várias imobiliárias e empreendedores imobiliários, mas a maioria não quis falar sobre o assunto, e tão somente um corretor disse não concordar com as declarações dos proprietários, e que, quem está vendendo casa é investidor que comprou e não mora nela. Nossa reportagem ouviu somente pessoas que estão residindo nas casas.

Uma resposta lógica está no número de prisões realizadas que quando divulgadas pela imprensa local, inibe a vinda de marginais que migram de outros locais para Águas Lindas, mas como não tem chegado ao nosso conhecimento, não podemos divulgar. Assim, marginais de outros lugares deduzem que a coisa aqui está fácil, e veem pra cá pregar o terror , roubando, matando, estuprando e traficando drogas. Se as prisões não nos são informadas em tempo hábil, não temos como mostrar o trabalho da polícia.   

COMETÁRIO DO REPÓRTER:

Um sonho que para muitas famílias virou pesadelo. _Isso que diz muitas pessoas que compraram casa do Programa Minha Casa Minha Vida.  

Carlos Leal, sem papas na língua.

Fotos: Carlos Leal/TV CMN

Categoria: ,

Espalhe por aí

9 comentários

  1. Anônimo says:

    infelizmente esta expulsando a populaçao nao so dessas casa como de toda cidade, muitos vinheram mora em aguas lindas por dias melhores, mas infelizmente a violencia esta de mais muita bandidadegem na cidade quando voce nao eh roubado eh morto ...

  2. fabiana says:

    aqui no jardim barragem 6 todos os dias casas sao assaltadas,o que mais se ve e casas abandonadas,pessoas que compraram e desistiram de morar pela violencia.e o descaso. so na minha rua tem varias casas da caixa vendendo todas foram assaltadas,so quem lucra nessa historia e a propia caixa que compra o imovel do morador a preço de banana e refinancia o imovel dinovo. muito triste essa situação.

  3. Anônimo says:

    Também estou passando por isso .. estou indo embora .. e desistindo de um sonho que já julgava estar realizado ... tive minha casa arrombada duas vezes, no bairro manssoes village .. muito triste a situação.

  4. Unknown says:

    Do sonho ao pesadelo: Meu nome é José Fernando Martins Bezerra, sou morador da Vila Ideal em Duque de Caxias na baixada no Rio de Janeiro/RJ.
    (Tive que deixar minha casa em 2009 para abrir espaço para as obras do PAC1).
    O problema é que, as novas construções na Rua Doutor Manoel Teles se arrastam desde 10 de setembro de 2009 e o aluguel social da Prefeitura de Caxias não tem sido pago regularmente;
    Mesmo sem ser inaugurado, os prédios já precisam de reforma.
    Início da Obra: 10/09/2009;
    Valor total da obra: R$ 315 milhões;
    Comunidade: Parque Vila Nova-(Lixão) e Vila Ideal;
    Objetivo: Urbanização Integrada;
    Agentes participantes: Prefeitura de Duque de Caxias e governo federal.
    Quero minha casa de volta!!!

    Compartilhe, é de graça.

    Veja mais em: https://www.facebook.com/sonho2013

  5. Unknown says:

    E no setor mansões camargo também tá feia a coisa?

  6. Anônimo says:

    SE FOSSE SÓ EM ÁGUAS LINDAS ESTARIA BOM É EM TODO O ENTORNO DO DF.ENQUANTO ISSO AS NOSSAS AUTORIDADES CONTINUAM GOVERNANDO SÓ PARA GOIANIA E REGIÃO METROPOLITANA DA CAPITAL E QUE SE DANE O NOSSO ENTORNO. AGORA MUITOS DELES ESTÃO VISITANDO O ENTORNO, PEDINDO VOTO E MENTNDO DISCARADAMENTE.

  7. Anônimo says:

    violência esta em todo canto, a minoria de aguas lindas veio direto do norteaste e outras cidade, este talvez possa até reclamar, mais quem morava na Ceilândia, samambaia recanto e outras cidade do DF, este não pode e nem tem como reclamar da cidade que lhe deu uma casa própria.

  8. Anônimo says:

    vou voltar pro meu maranhao, la pelo menos vivo feliz sem muita violencia mesmo ganhando bem menos, mas antes viver ganhando pouco do que ganhar muito e nao viver feliz.

  9. Anônimo says:

    Diz o ditado: bandido bom é bandido morto. Ratifico.